quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Linhaça

Olá pessoas lindonas!
Como todo mundo sabe, eu sou toda natureba.
Estou passando por uma nutricionista afim de resolver meu problema de anemia. E garanto: não é fácil seguir as regras.
Gente do céu...como elas querem que eu coma. O tempo todo. Sim, eu sou zoião e aproveito disso, mas tem coisas que não dá para seguir.
Nas minhas refeições, sempre vão encontrar aveia, linhaça, germen de trigo e essas coisinhas que podemos adquirir em qualquer casa de produtos naturais.
Mas hoje vim falar da linhaça.



Já ouviram falar né? Duvido que não.
Mas me diga, por que não está usando? Preço? Não sabe para o que serve? Preguiça? Ahhhh larga mão vai...comece a usar no seu cardápio e depois me conte a diferença que fez na sua vida!

A linhaça é a a semente do linho (Linum usitatissimum), muito utilizada em culinária, sendo consumida com casca e dela se extrai o óleo de linhaça, que é rico em Ómega 3, Ómega 6 e Ómega 9. Além disso, o óleo de linhaça é usado na indústria cosmética e em farmácias de manipulação.
Outros usos do óleo de linhaça incluem a fabricação de linóleo e a diluição de tintas a óleo para pinturas de telas.




Na semente de linhaça estão presentes proteínas, carboidratos, vitaminas, fibras e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), assim considerada um alimento funcional.

Mais rica fonte de ômega 3 encontrada na natureza.
Benefícios: prevenção de doenças cardiovasculares, previne e melhora os sintomas de depressão, auxilia para melhor funcionamento do cérebro (atenção e memória), ajuda na redução do colesterol ruim, na diabetes, osteoporose, redução de peso, possui propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon, é ótimo para um bom aspécto da pele.
Seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa do organismo e redução do ritmo de envelhecimento celular.
Omega 6 Benefícios: reduz os sintomas do climatério e evita doenças relacionadas. Ótimo anti-inflamatório natural: diminuição dos sintomas para quem sofrem de eczema atópico, dermatite, neuropatía diabética, dor no peito, símdrome pré-menstrual, artrite reumatóide, pressão arterial elevada, e inflamações gerais.
Contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.


QUAL MELHOR FORMA DE INGERIR?

Basta 1 colher de sopa da farinha de linhaça diariamente. O efeito benéfico é progressivo então deve virar um hábito em sua alimentação.
A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir.
Você pode comprá-la já triturada (farinha de linhaça) ou bater as sementes no liquidificador. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor.
A linhaça pode ser utilizada em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos.



Qual a diferença entre farinha de linhaça dourada e escura?


Ambas as farinhas são tostadas e possuem aproximadamente a mesma composição. A linhaça dourada é mais adaptada ao clima frio enquanto a linhaça escura se desenvolve em climas mais quentes. Isso explica a diferença de preço entre elas. No Brasil, a cultura convencional é da linhaça marrom, pela adaptação do clima, solo e às técnicas de manuseio. A linhaça dourada, apesar de já estar sendo cultivada no Brasil, ela tem origem no hemisfério norte.
A única diferença entre elas está no sabor, o sabor da dourada é mais suave do que o da marrom. Desta forma, você poderá escolher qualquer uma das duas, ficará a critério de seu bolso e gosto.


Bom, agora que já sabe um pouquinho mais sobre os benefícios desta sementinha milagrosa, TRATE de colocar uma colherzinha no seu prato. Só vai te fazer bem!!!!

Um comentário:

  1. Oi Quel!
    Concordo plenamente!!
    Comecei a colocar no meu cardápio várias maravilhas naturais, inclusive a linhaça, e os resultados são MARA!

    Beijos!

    ResponderExcluir