quinta-feira, 22 de abril de 2010

Alergia

Olá pessoas!

Como todos aqui sabem, sou mega hiper ultra alergica e sempre estou em busca de novos conhecimentos sobre o assunto, afinal, uma pessoa informada, vale por 10 (tudo bem que não tenho nem tamanho de meia pessoa...hahahaha)

E recebi um email de um blog de alergias que falava da relação da bebida com alergias. Lógico que vim correndo aqui contar para vocês, afinal, tenho certeza que milhares de pessoas sofrem com o mesmo problema:


O Jornal New York Times publicou ontem em sua seção de saúde, um texto chamando a atenção para a possibilidade de influência das bebidas alcoólicas nas doenças alérgicas.


Estudos publicados recentemente sugeriram que o álcool pode causar ou piorar os sintomas da asma e da rinite. Na verdade, o problema pode não ser o álcool propriamente dito, mas sim substâncias contidas nas bebidas, usadas no seu fabrico. Como exemplo, o artigo cita que cerveja, vinho e licor contêm histamina, produzida pela levedura e bactérias durante o processo de fermentação. Esta substância poderia ser a causadora dos sintomas de alergia em pessoas sensíveis. Além disso, cerveja e vinho também contém conservantes chamados sulfitos, outro grupo de compostos conhecido por provocar asma e outros sintomas alérgicos em pessoas susceptíveis.


Em 2005, na Suécia foram estudadas milhares de pessoas, sendo publicado que, em comparação com a população em geral, os participantes portadores de asma e rinite tiveram maior tendência a ter sintomas respiratórios após ingestão de bebida alcoólica.Os vinhos (branco e tinto) foram os elementos que mais deflagraram sintomas, havendo maior proporção de mulheres afetadas, comparadas aos homens.


Em 2008, foi publicado uma outra pesquisa no jornal Clinical and Experimental Allergy, concluindo que tomar mais de duas taças de vinho por dia aumentaria de forma significativa o risco de sintomas de alergia.


O artigo também ressalta que existem alimentos que contém ou que são capazes de liberar histamina, como por exemplo, queijos envelhecidos, produtos em conserva e alimentos que contenham levedura, como pão, cidra e uvas.




Legal né? Não sabia disso!

Portanto...deixem a cerveja, o vinho e o licor de lado e boraaaaaaaa encher a cara de 51 !!!!!

2 comentários:

  1. Cara dos Anjos,
    Como seres biológicos, existe uma predisposição genética para sofrer de alergia. Contudo, alguns especialistas apontam como fatores causais para o desenvolvimento de alergias, as mudanças nos hábitos de consumo, a introdução de novos alimentos, o uso de corantes e conservantes e, ainda, as consequências da cada vez maior contaminação do meio ambiente.
    Lembro-me que, quando criança, de fato, não conheciamos sequer está palavra. Eu e meus irmão passamos boa parte do tempo no campo, se alimentando do que plantávamos e ninguém tinha qualquer tipo de alergia. Qaundo fomos viver num bairro com fábricas e muitos ônibus e automóveis, meu irmão mais velho passou a desenvolver vários tipos de alergias, mas o tratammento homeopático o ajudou bastante.
    Está provado também que o stress potencia a reação alérgica. Alguns autores atribuem este fato à maior emissão de adrenalina.
    Os aditivos alimentares podem também desencadear reações alérgicas. Corantes amarelo-alaranjados, como a tartracina, provocam fenómenos alérgicos como urticárias e asmas. Os conservantes, como os nitratos, nitritos, benzoatos e o glutamato monosódico, também podem provocar alergias.
    Por incrível que pareça, algumas atividades físicas também podem provocar reações alérgicas. Isso não quer dizer que não devemos fazer atividades físicas, muito pelo contrário, elas são importantíssimas para a nossa saúde.
    Você tem muita razão em procurar informações sobre as alergias, há uma carência de fóruns relacionados à alergia, que parece um problema sem muita importância, mas não é assim,você bem sabe, pois, quem tem ... padece!
    Portanto:
    1)Procure sempre um médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. Não se auto-medique.
    2) Faça atividades físicas orientadas.
    3) Tenha uma alimentação saudável.
    4) Evite o stress.
    5) Curta a vida, mas, sem exageros.
    Do amigo de sempre,
    Márcio

    ResponderExcluir
  2. P.S.:Esqueci de dizer que, pela minha experiência de vida (não sou da área de sáude, é apenas uma opinião pessoal de um leigo), pessoas emocionalmente sensíveis são mais afetadas pelas alergias. Procure se defender das coisas negativas da vida. Cuide-se bem, você é uma pessoa muito importante, por isso seus amigos se preocupam com você!
    Saudações,
    Márcio

    ResponderExcluir