sábado, 4 de julho de 2009

Mulheres são mais inteligentes que os homens

A incansável guerra dos sexos, pelo menos no âmbito intelectual, finalmente parece ter um vencedor. Uma pesquisa realizada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, chegou à conclusão que as mulheres são mais inteligentes que os homens.

Com base no conceito das Inteligências Múltiplas, proposto pelo neurologista Howard Gardner, da Universidade de Boston, EUA, foram analisados na pesquisa, 12 tipos de inteligência: Verbo linguística, viso espacial, lógico/matemática, cinestésico corporal, musical, emocional, interpessoal, intrapessoal, existencial, naturalista, pictórica&nbspe social.

O professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME), da UERJ, José Abrantes, analisou cerca de 79 mil notas de homens e mulheres, do Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM, no Rio de Janeiro, de um semestre letivo. O sexo feminino sobressaiu em nove tipos de inteligência: musical, emocional, interpessoal, intrapessoal, existencial, naturalista e, por fim, social.Do total de 79 mil notas, 47% eram de mulheres e 53% eram de homens. As médias finais totais foram: mulheres 6,1e homens 5,94. De acordo com o professor, ao longo da evolução humana, homens e mulheres foram a desenvolver habilidades específicas e diferentes. “Na época das cavernas, por exemplo, os homens saíam para caçar, enquanto as mulheres ficavam na caverna, cuidando dos filhos. Eles tinham que localizar a caça e não podiam fazer barulho. Isto explica porque o sexo feminino chega a falar 20 mil verbetes por dia, enquanto os homens, no máximo, sete mil, pois estes não podiam fazer barulho”

Ainda de acordo com José Abrantes, em alguns tipos de inteligência, a idade interfere positivamente. “Segundo o conceito do professor Gardner, à medida que envelhecemos, ficamos "melhor" nas inteligências pessoais, ou seja, nas inteligências: emocional social e inter e intrapessoal”, afirma ele. E, além disso, as mulheres têm interesses em assuntos dos mais variados, o também explica sua maior capacidade intelectual.Embora a Ciência esteja sempre em busca de desvendar os grandes mistérios das relações humanas, muitas diferenças entre homens e mulheres ainda não foram explicadas. O fato é que, na hora de usar a cabeça, a mulher sai na frente. “As diferenças biológicas e antropológicas entre os sexos são várias. Entretanto, podemos afirmar que as mulheres usam melhor os dois hemisférios cerebrais, isto porque o corpo caloso, ou seja, aquilo que une os dois hemisférios tem mais volume nas mulheres. Razão pela qual as mulheres fazem várias coisas ao mesmo tempo, enquanto os homens, normalmente, fazem uma de cada vez”, conclui José Abrantes.

Sabe o que eu tenho a dizer sobre isso?????




Nenhum comentário:

Postar um comentário