terça-feira, 23 de junho de 2009

Já ouviu falar de Kefir?

Estava eu aqui passeando pela net (simmmm eu devia estar estudando para a prova da semana que vem...mas to com uma preguiça danada!). Ai quando estava em uma página que falava sobre leite e o carnaval (não me pergunte pq estava lendo isso...rs) vi uma matéria falando sobre kefir e lógico que sou curiosa e fui ver o que era.






Kefir é uma bebida feita de leite fermentado em temperatura ambiente, entre 10°C e 25°C, por uma colônia de lactobacilos e leveduras conhecida como kefir ou "grãos de kefir". Originária do Cáucaso, só foi introduzida no resto do mundo no início do século XX.

A palavra kefir é derivada do turco keif que pode ser forçosamente traduzida como bom sentimento ou sentir-se bem.


O preparado pode ser feito com leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, égua (eca!!!) e até de camela (será que deixam a gente ir no zoo e tirar um tikinho de leite das camelas?). Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir exige temperaturas mais baixas e é fermentado por mais de quarenta tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras.




O Kefir possui uma consistência cremosa espessa uniforme, um leve gosto ácido que refresca e um aroma moderado de levedura fresca. Também tem uma efervescência natural de gosto “carbonatado” (que gosto vem a ser esse?). Há cerca de 40 combinações aromáticas, o que contribui para seu sabor inigualável e odor agradável e único. O Kefir pode conter entre 0,08 a 2% de álcool. Para o kefir com 24h de fermentação os valores ficam entre 0,08 a 0,5%.

O kefir é facilmente preparado em casa. O leite fresco cru, pasteurizado ou não, desnatado, semi-desnatado ou integral é colocado em um recipiente apropriado, limpo, com os grãos de kefir. O conteúdo é deixado à temperatura ambiente por aproximadamente 24 horas. O leite fermentado é coado para separar e recuperar os grãos do kefir líquido que são adicionados a mais leite fresco, repetindo o processo. O kefir líquido já fermentado é coado, podendo ser consumido imediatamente ou refrigerado para consumo posterior.
Como são cultivados em ambiente líquido, os grãos se multiplicam. Eventualmente uma parcela deve ser removida para prevenir a superpopulação. Este processo ajuda também a manter uma relação constante entre grãos e líquido.




Os Benefícios é de um alimento facilmente digerível e uma rica fonte de proteínas e cálcio, que pode ser incluído na dieta diária de qualquer pessoa. Em linhas gerais promove uma purificação orgânica que auxilia a saúde e conseqüentemente a longevidade.
Kefir também é rico em vitamina B12, B1 e vitamina K. É uma fonte excelente de biotina, a vitamina B que aumenta a assimilação das outras vitaminas do complexo B. Seus grãos têm propriedades antitumorais, antibacterianas e antifúngicas e seu consumo diário produz bons efeitos em convalescença após doenças graves. Quando se têm afecções crônicas, deve-se beber kefir pela manhã, ao meio dia e à noite, ½ litro por vez
.

Digestivo, dificilmente produz intolerância ou efeitos colaterais.



A ingestão diária de 1 litro de kefir tem efeito comprovado no auxílio do tratamento de:

* Distúrbios nervosos (ansiedade, insônia, síndrome de fadiga crônica)

* Catarros bronquiais e outros problemas respiratórios

* Alergias (em caso de erupções cutâneas, a ingestão de ½ litro por dia basta e recomenda-se o uso externo, friccionando o kefir nas áreas afetadas e deixando secar na pele)

* Escleroses

* Reumatismo e L.E.R. (lesões por esforços repetitivos)

* Tumores

* Problemas cardiovasculares (infarte e arteriosclerose)

* Problemas de vesícula

* Disfunções hepáticas

* Problemas renais e icterícia

* Doenças do estômago: gastrite, úlceras, regulariza a digestão

* Problemas intestinais: diarréias, intestino preguiçoso ou preso, hemorróidas.

* Problemas de sangue: anemia, leucemia

* Problemas de pele: dermatites, eczemas, lúpus, cândida, psoríase, herpes

* Males do Século: irradiações, exposições a monitores de vídeo, na desintoxicação de poluentes tóxicos

* Excesso de peso: acentua amplamente a assimilação de nutrientes e equilibra de maneira geral as funções do organismo, provoca uma sensação agradável de saciedade, que reduz o hábito de comer por compulsão, depressão ou ansiedade. O kefir, especialmente o de leite, pode ser usado nos lanches entre as refeições, substituindo outros alimentos mais calóricos, mesmo quando batido com frutas e cereais, desde que se evite o uso de açúcar ou mel. No entanto não é recomendada a associação simultânea de kefir com jejum e para os que gostam de jejuar, o uso nestes dias pode ser suspenso. Se alimentar só de kefir é uma atitude errada e contra-indicada.



Alguém aqui já experimentou ou já conhecia o Kefir. Adoro esses produtos que curam tudo..mas achei o aspecto dele meio horrivel...vou pensar se vou consumi-lo (se tomar coragem e consumir...depois conto como foi a "experiencia")

8 comentários:

  1. mulheeeeer, isso ta com cara de coalhada com nome chiq !!..rsrs

    ResponderExcluir
  2. Um que legal =)

    Se puder visita meus blogs:

    http://coisinhadexiquinha.blogspot.com/

    http://gratisemasgostoso.blogspot.com

    Beijos !!!

    ResponderExcluir
  3. Raquel isso não é o que eles chamavam de Iogurte caseiro quando éramos criança?? É igualzinho os "bichinhos" que minha mãe cultivava e depois batia no liquidificador com fruta, gelatina, Tang, etc... Hum... deu até água na boca agora... rss... Será que fica bom com leite de Camela???? kkk...
    Vou caçar para comprar, quando eu era criança isso era igual receita de comadre, uma dava um pouquinho pra outra... rss...
    Beijocas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ISSO MESMO,MINHA MÃE TEM EM CASA E ELA FAZ TODOS OS DIAS P MIM E P OS EMUS IRMÃOS..ELA BATE COM GELATINA,FRUTAS OU TANG...

      Excluir
  4. Que coisa diferente...

    Só que agora eu só tomo leite de soja, sabe?

    nada de leite de bichinhos. Só que eu não sei se dá pra fazer algo parecido com coalhada com leite de soja. Nunca procurei.

    Adooooro leite de soja. E ainda tem de sabores. Hummmm. Meu preferido é o de coco.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Raquel, ela tinha me falado!! No dia seguinte ao término...rs

    Fiquei mais puta comigo ainda....rs

    Aquele blush podia ser meu ou seu facinho :(

    Vamos ficar mais atentas ao próximo, hein??/

    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Ola, como faço para comprar? Quero um pouco para "criar"?

    ResponderExcluir